dc.creator |
REZENDE, Cristina de Souza |
|
dc.date.issued |
2013-03-04 |
|
dc.identifier.citation |
REZENDE, Cristina de Souza. Modelo de Avaliação de qualidade de Software Educacional para o Ensino de Ciências. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/901 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo primordial apresentar o desenvolvimento do Modelo PECTUS, proposto para apoiar a avaliação e seleção de software educacional aplicado ao ensino e aprendizagem de ciências. O modelo foi definido a partir do estudo dos fundamentos teóricos e trabalhos correlatos existentes sobre o tema enfocado e sustenta-se em um conjunto de quatro requisitos – aspectos tecnológicos, aspectos de usabilidade, aspectos pedagógicos e aspectos do ensino de ciências, cada um deles composto por atributos específicos. O modelo proposto foi validado por meio de experiências de uso realizadas por um grupo de professores que atuam no ensino de ciências, em escolas públicas do ensino fundamental e médio, sendo identificados pontos positivos e dificuldades que serviram para refinar a versão inicial do modelo. O modelo produzido deverá ser disponibilizado, para que professores e educadores da área de ciências possam utilizá-lo e, desta forma, chegarem a escolhas mais acertadas dos softwares que serão adotados nas salas de aula. Em decorrência disso, espera-se que o uso desses softwares, selecionados com base no modelo, contribua para melhorar o ensino e aprendizagem de ciências em escolas dos níveis fundamental e médio. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Modelo de Avaliação de qualidade de Software Educacional para o Ensino de Ciências. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
131 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Avaliação de qualidade de software educacional |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Modelo de avaliação |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino e aprendizagem de ciências |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Quality assessment of educational software |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Evaluation model |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Science teaching and learning |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
KIRNER, Tereza Gonçalves |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2017-08-17T17:28:33Z |
|
dc.date.accessioned |
2017-08-17T17:28:33Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|