Abstract:
O objetivo principal do estudo é avaliar o grau de inovação das empresas de base tecnológica, a partir do modelo Radar de Inovação proposto por Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006), que se baseia em doze dimensões de inovação. O presente estudo reconhece a importância da inovação como diferencial estratégico e como condicionante para o sucesso dos negócios e a longevidade no mercado competitivo. No estudo é apresentada uma perspectiva histórica da inovação, são apresentadas as diversas definições do termo, incluindo a visão holística na qual este estudo é baseado. Apresenta-se as principais metodologias utilizadas para mensurar a inovação dentro das organizações, dando ênfase ao Radar de Inovação. É apresentada uma evolução histórica da incubação no Brasil e no mundo e os principais conceitos e definições relacionados ao tema, dada a sua interferência decisiva no ambiente de criação de empreendimentos inovadores. A pesquisa tem como objetos de estudo as incubadoras de empresa de base tecnológica e as empresas nela incubadas. Ao final, é possível avaliar que as empresas inovam principalmente nas dimensões clientes e presença, e que as dimensões processos e cadeia de fornecimento estão sendo pouco exploradas. Além disso, realizou-se um estudo comparativo por tempo de incubação e entre as incubadoras pesquisadas. Como produto final do estudo, criou-se uma ferramenta eletrônica de mensuração do grau de inovação das empresas, que avalia a evolução das empresas incubadas no que diz respeito à inovação.