Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1396
Tipo: Tese
Título: Sistema inteligente baseado na lógica paraconsistente anotada evidencial Eτ para controle e navegação de robôs móveis autônomos em um ambiente não estruturado.
Autor(es): TORRES, Cláudio Rodrigo
Abstract: Apresenta-se nesta tese um Sistema de Navegação e Controle de Robôs Móveis Autônomos baseado na Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Eτ através da utilização das Redes Neurais Artificiais Paraconsistentes. Esse sistema se divide em três módulos: Subsistema de Sensoriamento, Subsistema de Planejamento e Subsistema Mecânico. O funcionamento independente, mas, interligado, desses três módulos, constituem um robô móvel autônomo capaz de encontrar um ponto destino pré-determinado num ambiente não estruturado. Neste trabalho optou-se por dar maior ênfase às implementações dos Subsistemas de Sensoriamento e de Planejamento onde são aplicadas as técnicas de construção dos algoritmos baseados na Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Eτ. Os resultados envolvendo os algoritmos nesses dois Subsistemas mostraram-se muito promissores, capacitando-os a serem empregados com êxito em sistemas de navegação móvel autônoma. Como trabalho futuro, deixa-se a sugestão de construção do Subsistema Mecânico sobre uma plataforma similar com a construída no Robô Emmy II que, em trabalho anterior, utilizou procedimentos de controle baseados na Lógica Paraconsistente Evidencial Eτ.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica
Citação: TORRES, Cláudio Rodrigo. Sistema inteligente baseado na lógica paraconsistente anotada evidencial Eτ para controle e navegação de robôs móveis autônomos em um ambiente não estruturado. 2010. 193 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1396
Data do documento: 13-Ago-2010
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_0037112.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.