Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1849
Tipo: Tese
Título: Quantificação de Incertezas de Modelagem em Modelos Estruturais Dinâmicos
Autor(es): JUSTINO, Luciana Bernardo
Abstract: Atualmente vários estudos têm sido realizados a respeito da abordagem não-paramétrica. Ela possibilita a quantificação de incertezas que ocorrem devido à falta de conhecimento do sistema, tornando assim o modelo numérico possível de ser utilizado em substituição a modelos experimentais em testes e avaliações computacionais, ao invés de fabricar protótipos de estruturas complexas e caras que podem tornar o processo inviável. Assim sendo, esta tese apresenta o desenvolvimento matemático para a aplicação da abordagem não-paramétrica de forma que englobe todo o conteúdo teórico e exemplos práticos para quantificação de incertezas de modelagem em modelos estruturais dinâmicos lineares com 𝑛 graus de liberdade, passando por três fases distintas. A primeira é a Modelagem estocástica em que se obtém a função densidade de probabilidade das matrizes aleatórias e seus parâmetros. Posteriormente, vem a propagação da incerteza na matriz massa do sistema dinâmico pela simulação de Monte Carlo e a obtenção das respostas. Por último, chega-se à análise de resultados. Os estudos são conduzidos de forma que seja possível também a verificação da influência do parâmetro de dispersão na quantificação e a importância em determiná-lo corretamente. Nos dois estudos de caso apresentados pôde-se visualizar, pelos resultados gráficos, a existência da incerteza de modelagem. Pôde-se constatar a necessidade da quantificação da incerteza, já que o modelo numérico não tem confiabilidade suficiente para representar o modelo experimental inclusive quando se procede a simulações convencionais sem a utilização da correta função densidade de probabilidade. Além disso, ainda foi possível quantificar a incerteza de modelo de forma a aumentar no modelo numérico a sua capacidade de previsão do modelo experimental, o que possibilita ao analista tomar decisões com níveis de confiança conhecidos.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica
Citação: JUSTINO, Luciana Bernardo. Quantificação de Incertezas de Modelagem em Modelos Estruturais Dinâmicos. 2018. 191 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica). Universidade Federal de Itajubá, Itajubá. 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1849
Data do documento: 29-Out-2018
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_2018039.pdf4,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.