Resumo:
A busca na melhoria da educação tem feito com que as instituições de ensino superior
busquem admitir estudantes de alta qualidade. Com o processo de admissão as instituições passam a conhecer o perfil de seus novos estudantes e assim passam a obter uma idéia de quais estudantes atingirão seus objetivos educacionais, ou seja, de obterem um bom desempenho durante o curso e conseqüentemente se graduarem. Usando as ferramentas e dados disponíveis, instituições podem criar modelos preditivos designados a prever o desempenho de seus alunos. O presente estudo busca, com as notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e das disciplinas dos vestibulares da Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, nos anos de 2000, 2001, 2002 e 2003, estabelecer modelos preditivos designados a prever a probabilidade de graduação do aluno, bem como o de predizer o seu coeficiente final, utilizando para isso técnicas de Regressão Logística Binária e Regressão Linear Múltipla. Os modelos encontrados indicam que, além das notas dos vestibulares, outras variáveis também são importantes para melhor previsão do desempenho dos alunos e da probabilidade de sucesso em se graduarem.