dc.description.abstract |
A evolução das organizações e o acirramento da concorrência empresarial, também presentes no campo da logística, impõem a necessidade das organizações aperfeiçoarem seus processos. Este trabalho apresenta o aprimoramento do processo logístico de uma transportadora pela proposição de uma nova variante para o problema de roteamento de veículos, denominado roteamento de veículo com restrição de duração e depósito de apoio (SD-DCVRP). Esta variante pode ser descrita como um VRP com dois depósitos, sendo um com maior importância, a partir do qual partem todas as entregas, que possui a característica de ser periférico, e um segundo depósito que tem localização centralizada e atua como apoio ao primeiro. O objetivo do SD-DCVRP é minimizar o tempo total de percurso e reduzir o número de veículos usados. Para esta variante, é proposto um modelo matemático genérico a fim de resolver este tipo de problema considerando um número pequeno de vértices. Aplicando-se o método da simulação de Monte Carlo alguns cenários foram desenvolvidos, os quais foram otimizados a partir de modelagens matemáticas de programação inteira. Os resultados obtidos para os diversos cenários gerados apontam para uma boa adequação da proposta |
pt_BR |