Resumo:
A governança no setor público vem apresentando uma melhoria desde o primeiro levantamento ocorrido em 2010, realizado pelo TCU, e se alicerça basicamente sobre os princípios da transparência, integridade e responsabilidade ou dever de prestar contas. Essa tendência pode indicar um futuro promissor para a Governança de TI na administração pública federal. Todavia, se por um lado o governo federal reconhece os avanços da governança na administração pública federal, por outro lado, os gestores públicos devem ter uma atenção constante com a boa gestão dos recursos que lhes são disponibilizados anualmente. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar qualitativamente a implantação de um Sistema Integrado de Gestão em empresas públicas, mais precisamente, em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), medindo e avaliando seu impacto intangível através de um estudo de caso. Adicionalmente, esta pesquisa visa auxiliar os gestores públicos na tomada de decisões quanto à implantação de sistemas integrados de gestão através da metodologia de Fatores Críticos de Sucesso, além de produzir uma fonte de conhecimento à comunidade acadêmica sobre o tema, que, até o momento, foi pouco explorado. Desta forma, a proposta desta pesquisa possibilitará aos gestores públicos mais uma ferramenta para o entendimento das vantagens e desvantagens da implantação de sistemas integrados de gestão, visando facilitar suas decisões na busca da boa governança. Foi possível observar a importância em se avaliar os sistemas integrados de gestão, em especial na administração pública federal, devido ao dever de prestar contas e obediência às leis vigentes no País. Em se tratando dos benefícios intangíveis, ficou claro que a implantação do módulo de Orçamento do sistema de gestão avaliado impactou positivamente na grande maioria dos benefícios intangíveis pesquisados na literatura, dentre eles, por exemplo, melhoria das operações e melhor utilização de ativos.