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Relação da Evasão Escolar com as Práticas Docentes: um Estudo de Caso Exploratório em uma Instituição do Ensino Superior

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dc.creator SILVA, Elaine Cristina Reis
dc.date.issued 2022-07-21
dc.identifier.citation SILVA, Elaine Cristina Reis. Relação da evasão escolar com as práticas docentes: um estudo de caso exploratório em uma instituição do ensino superior / Elaine Silva; orientador, Tábata Pereira, coorientador, Isabela Maganha, 2022. 104 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Itajubá, Campus Itabira, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Itabira, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3449
dc.description.abstract According to the Federal Constitution of 1988, education is a heritage asset and, as such, it generates an obligation for the State to offer and guarantee quality, which implies the need for the State to invest public resources in order to meet the needs of the public. this demand. Given this scenario, school dropout is a worrying fact as it implies economic and social losses. Economic, in view of the loss of public and social investments, due to the fact that it implies the insertion of less prepared professionals in the job market. The present study is a research carried out in the advanced campus of a higher education institution in the interior of Minas Gerais, whose methodology was the case study of an exploratory nature. The research explores the relationship between school dropout and teaching practices, aiming to diagnose the scenario presented in the institution under study. As the main source of information, the evaluation reports applied at the institution were used, considering the results from the report for the year 2015/2016, in which information from the researched campus was included. Based on the results presented for the dimensions dealt with in the institutional evaluation reports, especially the one that analyzes questions related to the Policy for Teaching, Research and Extension, it can be concluded that the teaching practices adopted do not have a negative impact on the students' decision to drop out of the institution. The percentages presented in the statements evaluated in that dimension denote a high level of students' satisfaction in relation to teaching practices, contributing to the feeling of integration and belonging and reflecting on the dropout rates in the institution. As an additional result of the work, a framework was proposed whose steps can be followed in order to perform similar future works, using the CPA reports as sources of information. pt_BR
dc.description.sponsorship Agência 1 pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Evasão escolar pt_BR
dc.subject School dropout pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Higher education pt_BR
dc.subject Avaliação institucional pt_BR
dc.subject Institutional assessment pt_BR
dc.subject Práticas docentes pt_BR
dc.subject Teaching practices pt_BR
dc.title Relação da Evasão Escolar com as Práticas Docentes: um Estudo de Caso Exploratório em uma Instituição do Ensino Superior pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2022-07-29
dc.date.available 2023-01-25T17:43:39Z
dc.date.accessioned 2023-01-25T17:43:39Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3547445759148196 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Tábata Nakagomi Fernandes
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2901798110688716 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 MAGANHA, Isabela
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/5943932868601734 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Carlos Eduardo Sanches da
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7352874497617480 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Mona Liza Moura de
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7539532899331508 pt_BR
dc.description.resumo Segundo a Constituição Federal de 1988, a educação é um bem patrimonial e, como tal gera ao Estado a obrigação quanto à sua oferta e garantia de qualidade, o que implica na necessidade de que o Estado invista recursos públicos, a fim de atender a esta demanda. Diante deste cenário, a evasão escolar se mostra um fato preocupante na medida em que implica em prejuízos econômicos e sociais. Econômicos, tendo em vista a perda de investimentos públicos e sociais, pelo fato de implicar na inserção de profissionais menos preparados no mercado de trabalho. O presente estudo trata-se de uma pesquisa efetuada no campus avançado de uma instituição de ensino superior do interior de Minas Gerais, cuja metodologia utilizada foi o estudo de caso de natureza exploratória. A pesquisa explora a relação entre a evasão escolar e as práticas docentes, objetivando diagnosticar o cenário apresentado na instituição objeto de estudo. Como principal fonte de informação foram utilizados os relatórios de avaliação aplicados na instituição, considerados os resultados a partir do relatório do ano de 2015/2016, no qual foram incluídas as informações do campus pesquisado. Com base nos resultados apresentados para as dimensões de que tratam os relatórios de avaliação institucional, de forma especial a que analisa quesitos referentes à Política para Ensino, Pesquisa e Extensão, pode-se concluir que as práticas docentes adotadas não impactam de forma negativa sobre a decisão dos discentes por evadir da instituição. Os percentuais apresentados nas assertivas avaliadas na referida dimensão denotam um alto nível de satisfação dos discentes com relação às práticas docentes, contribuindo para o sentimento de integração e pertencimento e refletindo sobre as taxas de evasão na instituição. Como resultado adicional do trabalho, foi proposto um framework cujas etapas possam ser seguidas a fim de se executar trabalhos futuros similares, utilizando os relatórios da CPA como fontes de informação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department PPG - Programas de Pós Graduação - Itabira pt_BR
dc.publisher.program PPG - Programas de Pós Graduação - Itabira pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAO pt_BR
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dc.title.alternative Relation of School Dropout with Teaching Practices: an Exploratory Case Study in a Higher Education Institution pt_BR


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